Empresas de venda diretas : Uma forma barata (e muito lucrativa) de começar um negócio

O que são empresas de venda diretas?

 

Empresas de venda diretas são negócios que possuem um processo de fabricação muito parecido com o das outras empresas, o ponto que as diferencia no mercado é sua forma de distribuição para o consumidor final, esta não é feita por locais de revenda (sejam terceiros ou revendas da própria empresa), mas sim por distribuidores independentes, pessoas comuns como eu e você, assim a empresa envia o produto direto de fábrica, com o menor valor possível, e o distribuidor revende para outras pessoas. As margens de lucros na revenda variam de 50 a incríveis mais de 300%!

É um modelo bastante interessante para ambas as partes, pelo lado da fábrica, há uma redução gigantesca de custos, já que ela não paga o transporte e nem uma equipe de vendas para que seu produto chegue ao consumidor final, e para o distribuidor é uma excelente oportunidade de negócios, pois ele só precisa divulgar o produto, sem se preocupar em fabricá-los (e toda burocracia envolvida no processo). E o melhor é que ele lucra mais que a fábrica, devido a possibilidade de vender o produto com uma margem bem alta de lucro.

Vantagens de se começar um negócio nesse segmento

como-funciona-o-sistema-de-venda-direta

O sistema de vendas diretas além de muito mais barato, ainda é uma otima oportunidade para distribuidores

Começar como distribuidor independente em um sistema de venda diretas possui diversas vantagens, mas 3 são as que mais me chamam a atenção, são elas:

Baixo Custo

Diferente de abrir uma franquia, se afiliar a uma empresa de venda direta é muito mais simples, rápido e barato. Basta um cadastro simples, a escolha do kit inicial ou da compra mínima (falaremos disso a seguir) e pronto. Só receber os produtos e começar a faturar!
 

Compra Minima

Em todas as empresas de vendas diretas com produtos será necessário uma compra mínima de produtos ou um “kit de adesão”, que nada mais são que uma pequena lista de produtos montados pela empresa que são vendidos para os novos distribuidores com preço de revenda (sem o desconto), após essa primeira compra todos os próximos pedidos terão o desconto, saindo pelo preço que está na apresentação de negócios.

Esse kit inicial é importante porque eles já são montados pensando na pessoa que está começando, por isso são escolhidos os produtos que tem maior volume de vendas, para que quem entre na empresa já possa ter seu investimento de volta (normalmente os kits iniciais vem com seu valor total em produtos).

A intenção das empresas de venda direta e que seu distribuidor lucre muito, pois assim ele ganha dinheiro, não sai da empresa e ainda traz outras pessoas para o negócio, formando suas equipes e ganhando ainda mais!

 

Comodidade

receber-produtos-em-casa-comodidade

A maioria das empresas entregam em casa ou em pontos de distribuição, ai fica fácil de receber né?

A maioria das empresas que trabalham nesse sistema fazem a entrega dos produtos via correio, e acaso não deseje pagar o frete há algumas que disponibilizam centros de distribuição ou franquias, possibilitando a retirada sem o custo de envio, mas acaso sua vida seja corrida ou os centros fiquem longe da sua casa da pra receber em casa na maior comodidade.

 

Facilidade para começar

Para quem trabalhou somente de carteira assinada e vai montar um negócio tem um verdadeiro pavor com a tamanha burocracia para abrir uma pequena empresa, são muitas taxas, documentos e vários lugares para ir, o que leva muito tempo, e as pessoas que querem começar uma atividade extra para levantar uma grana para investir não tem.

Com a venda direta é diferente, como falado acima a compra é feita 100% online e é possível receber os produtos em casa e até no seu local de trabalho se for o caso. Quanto a burocracia, é possível começar como pessoa física por muito tempo, só depois que os ganhos forem bem satisfatórios e você achar que está pagando muito para o governo (normalmente depois que você ganhar mais do que o mínimo para ficar isento do IR), aí é a hora de abrir uma pessoa jurídica, mas nesse ponto seus ganhos já serão bem interessantes, e é possível tirar uma folga no seu trabalho atual.

A velocidade para começar a revender é enorme, porque conforme falamos antes, acaso tenha uma franquia é possível retirar os produtos no dia seguinte ao cadastro e se não tiver sorte os pedidos por SEDEX demoram de 1 a 3 dias úteis, isso da um tempo de espera muito pequeno, perfeito para quem precisa de grana rápida.

 

Como expandir

expandir-o-negocio-de-vendas-diretas

A expansão de negócio de vendas diretas tem algumas maneiras diferentes que um negócio tradicional

Como qualquer negócio você já tem que entrar pensando em expansão, e aqui há 2 formas de se crescer como distribuidor ou como gerente de equipe:

Distribuidor:

Para expandir os seus ganhos sem montar uma equipe sera preciso aumentar a base de clientes, e possivel conseguir isso de 3 formas:

Parcerias: Uma ótima forma de aumentar a base de clientes e fazendo parcerias com comércios e revendedoras na sua cidade, contanto que seus produtos não sejam conflitantes, se você vende perfumes por exemplo, procure pessoas que vendem maquiagens, roupas, relógios, etc… Seu produto complementará os clientes deles e os deles os seus, porque quem compra perfumes também compra roupa não é verdade?

parcerias-de-vendas

Essa estrategia e incrível, ajuda tanto as suas vendas quanto a do lojista. É o ligítimo Ganha – Ganha!

 

Além dos revendedores há também uma outra estratégia bastante interessante que é utilizar os pontos de venda da sua cidade para te ajudar. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil de entender:

Vamos supor que você entrou em uma empresa de venda direta de perfumes e há um salão de beleza perto da sua casa, aí você vai até o salão e oferece para dona uma troca, ela indica seu cartão onde é oferecido uma amostra gratuita dos perfumes (basta ir na casa das pessoas e borrifar algumas fragrâncias, ou se quiser de aqueles tubinhos de 4 ml de brinde, acaso queira investir um pouco), ai na primeira compra onde a cliente mostrar o cartão do salão ela ganha um vale de R$30 reais para gastar no estabelecimento.

Essa estratégia é incrível porque todo mundo ganha, o salão vai ganhar mais cortes e por consequência mais dinheiro, a cliente vai comprar um produto de qualidade e ainda ganhar um corte onde ela gosta de ir e você em um primeiro momento não ganhou nada, mas se seu perfume é de qualidade a cliente comprará novamente com certeza. Além das  várias vendas que vão acontecer por indicação desse cliente, sendo importante um ótimo atendimento, claro.

Marketing Online ou Offline: Para os que já conhecem marketing digital sabem que é uma maneira efetiva e barata de se conseguir muitos clientes para seu negócio. Grandes sites como facebook permitem que você mostre seus produtos para pessoas que moram na sua cidade e que pesquisam sobre ele, atingindo um público muito mais segmentado.

Há também outras mídias online que podem ser usadas como classificados gratuitos, blogs, sites, vídeos no Youtube, twitter e tantas outras redes sociais… Dependendo do produto que você escolha trabalhar, as opções são infinitas!

E para quem não tem muita afinidade com o mundo online por fazer divulgação offline também, alguns exemplos são panfletos, classificados em jornais e o mais barato e eficaz o boca a boca. De todas as formas de divulgação essa ainda é a mais eficaz, porque é a que traz mais confiança. Ela pode ser feita com seus amigos e conhecidos e através de um sistema simples de indicações (conforme veremos a seguir):

Promoções e indicações: Outra forma simples e muito interessante de conseguir novos clientes é fazendo promoções, como descontos na primeira compra e/ou desconto acaso seja comprado mais de um item. Essa estratégia da muito certo, a palavra Promoção é mágica, podem nem precisar, mas viu essa palavra pessoal sai comprando como se não houvesse amanhã 🙂

A divulgação grátis que as indicações trás é impressionante, para isso basta fazer alguns pedidos simples depois da venda como:

  • Um comentário no Facebook falando o que achou do produto depois de usar marcando você
  • Dar 10% (ou quanto você desejar) de desconto para os clientes que indicarem 2 amigos para uma amostragem grátis de produtos
  • Dar mais de um cartão de visita para seus clientes e pedir que se eles pudem distribuírem para você

E qualquer outra ideia que você tenha, mas essas acima dão muito certo comigo!

Gerente de Equipe:

gerente-de-equipes-joy-essencia

Gerentes são pessoas que ajudam outros a construírem as próprias histórias de sucesso!

Agora para quem gosta mais de gerenciar equipes ou visa ganhos a longo prazo, montar e treinar uma equipe de venda diretas é uma excelente ideia. Eu gosto muito dessa forma de trabalho porque ela exige um grande esforço no início, porém depois da equipe treinada você recebe os lucros sem esforço algum. É igual a montar uma máquia que trabalha sozinha, da trabalho montar a máquina, mas depois você só precisa gerenciar, e ela faz o trabalho pesado.

Para ganhar dinheiro gerenciando equipes vai depender muito do plano de marketing, na empresa que eu trabalho por exemplo, a Joy Essencia, eu ganho pelas minhas indicações diretas, então é preciso encontrar pessoas que gostem de vendas e pequenos líderes para que eu também possa ganhar.

Outras empresas já remuneram por diversos níveis (marketing multinível), aí o foco é manter a sua base multiplicando e sólida, e claro encontrar cada vez mais pessoas.

As duas maneiras, tanto programas de afiliados mononível (com um só nível de bonificação) quanto multinível (vários níveis) , são interessantes, só que com os mononíveis é possível ganhar uma quantia interessante com poucas pessoas que vendam bastante produtos, e no multinível é preciso muitas pessoas que vendam poucos produtos.

Basta decidir qual melhor se adapta a você.

Desejando montar uma equipe de venda diretas seu foco será buscar pessoas que não se interessem em gerenciar equipes em um primeiro momento, somente comprar e revender. Ferramentas bem interessantes para isso são grupos de classificados e emprego no Facebook, classificados gratuitos e o site do Sine, que permite colocar a sua oportunidade gratuitamente.

Aí quando as pessoas contatarem você para saber da proposta de trabalho, você conta a sua experiência com a empresa, como estão sendo os ganhos como vendedor e a possibilidade de expansão. Nessa fase eu gostaria de dar 2 dicas para quem não está muito acostumado a explicar oportunidades:

#Dica 1 – Sempre as pessoas indagam sobre ganhos, querendo saber quanto você está ganhando e em quanto tempo, eu nunca falo em valores e falo exatamente assim para quem pergunta:

” Amigo (a) seus ganhos potenciais são X, Y, Z (dependendo do plano da empresa) , agora não gosto de falar quanto estou ganhando, porque se te falar que ganho muito mais do que você acha possível vai achar que eu estou mentindo, se falar menos vai achar que o negócio não vale a pena antes mesmo de começar. Cada pessoa trabalha com um ritmo diferente, e por isso cada uma ganha uma quantia diferente. Mas uma coisa posso te garantir, quanto mais você trabalhar mais você vai ganhar, é só seguir nosso passo a passo que é sucesso!

Obs: Notou que eu usei a palavra passo a passo ? É muito importante para quem começa a montar equipes a ter um passo a passo simples e duplicável. Os problemas das vendas diretas é que muitos nunca trabalharam para si mesmo, estão acostumados a receberem ordens e funções, por isso é preciso dar esse direcionamento, assim quando elas criarem as suas próprias equipes, também poderão replicar os mesmos passos.

Não precisa ser uma coisa mirabolante, basta um plano simples como abaixo:

  • Primeira semana: Fazer o primeiro pedido e conhecer tudo sobre o plano de compensação e os produtos da empresa
  • Segunda semana: Criar uma lista de contatos e contatá-los oferecendo uma demostração grátis dos seus produtos
  • Terceira semana: Ver dessa lista as pessoas que afirmaram que estão sem grana e oferecer a oportunidade de negócio
  • Quarta semana: Pedir indicações para os clientes que surgiram dessa lista
  • Quinta semana: Oferecer seu produto para os comércios próximos e dar treinamento para seus indicados
  • Sexta semana: Criar uma página de fãs e/ou um canal no Youtube para divulgação de seus produtos e da oportunidade
  • Duplicar esses passos com seus indicados.

Esse é apenas um exemplo, pense o que é melhor para seu negócio mas não deixe de criar um passo a passo simples que qualquer pessoa possa seguir, é um de seus papéis como líder.

#Dica 2 – Nunca pague ou patrocine pedidos iniciais: Há muitos “sanguesugas” por ai que dizem ser muito bom em vendas e que, se você comprar o kit inicial eles vão ser os tops vendedores da empresa e gerar muitas comissões para você.

Não acredite nisso, afinal, se a pessoa é tão boa seria mais fácil vender algo que tem em casa (já que é tão boa em vender) e comprar o kit não é verdade? Fora o fato que patrocinar outras pessoas só faz com que entrem na sua equipe pessoas que não vão se esforçar, porque o investimento não saiu do bolso delas e sim do seu.

Por onde começar?

Para quem está começando o ideial é falar com seu patrocinador e veja a estratégia que ele está usando. Acaso ele seja ausente ou só se preocupe com cadastros (infelizmente há muitos assim), então você vai ter que começar, siga esse passo a passo e duplique o negócio corretamente, para que seus indicados não precisam passar o mesmo trabalho que você está passando.

O primeiro passo quando se começa em empresas de venda diretas é aprender sobre o produto, ai depois aprenda todos os detalhes do plano de negócio, ai depois disso venda o produto, veja as dificuldades que aparecem e as resolva, será necessário testemunhos reais para falar pros seus indicados, porque se você falar alguma informação errada e perder a credibilidade com eles, sua equipe certamente não irá pra frente.

Aí depois de entender como funciona o produto, o plano de negócios e já estiver ganhando dinheiro com vendas, basta duplicar o que você já sabe para outras pessoas, ensinando a fazer o mesmo que você. Simples assim.

Conclusão

Nesse momento complicado no país onde o emprego está cada vez mais difícil, a oportunidade das empresas de venda diretas é uma opção simples e bem interessante para conseguir um bom faturamento mensal, seja para investimento na sua aposentadoria ou para complementar a renda em uma eventual demissão.

Os consultores que expandem seus negócios e formam equipes de vendas ainda tem a possibilidade de ganhar uma porcentagem sobre as vendas de todos os seus indicados, podendo montar uma verdadeira organização, como já fazem muitas pessoas que ganham 5, 10 e até mais de 100 mil reais por mês (sim isso é possível, claro que não acontece da noite para o dia, mas é possível).

E você, já trabalhou em alguma empresa de venda direta ou pensa em trabalhar? Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário para a gente!

 

 

IMPORTANTE: Gostou do Coteúdo? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos! Assim você nos ajuda a levar conhecimento para mais pessoas! Basta clicar em um dos botoes abaixo =D

4.5 (90%) 2 votes

Vídeo Grátis ensina como ganhar Dinheiro no Piloto Automático na internet!

Mizael

Me chamo Mizael Lucas criador do webdinheiro.com , estou a muito tempo procurando formas de ganhar dinheiro sem bater cartão todo o dia, e graças a Deus encontrei não só uma, mas várias maneiras. Estão todas descritas aqui no blog, espero sinceramente que você goste e qualquer dúvida basta me contatar.

Website: http://webdinheiro.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, resolva o Captha *