5 Dicas Para Organizar as Suas Finanças em 2018 – Por Nathalia Arcuri (Me Poupe)

A relação do Brasileiro com o dinheiro ainda é muito ruim, atualmente apenas 4% dos brasileiros poupam para aposentadoria, isso é extremamente preocupante, pois são milhões de pessoas que estão colocando todo seu futuro nas mãos da aposentadoria do INSS, que em um futuro próximo provavelmente deixará de existir.

Para te proteger de um futuro incerto, a Nath compartilhou 5 dicas para organizar as suas finanças ainda este ano, e assim terminar o ano com o sentimento de dívida paga, que tal?

 

1 – Faça uma faxina financeira

Fazer uma “faxina” é limpar tudo que e supérfluo, para conseguir investir no que importa. Basicamente a Nath divide a faxina em 2 tipos:

Faxina Pesada

Aqui estão o que acabam com seu orçamento, como:

  • taxa de cartão de crédito
  • manutenção de conta
  • academia que você não usa
  • Dentre outros

Para encontrar esses “assassinos de orçamento” tire um seu extrato de 3 meses e analise onde seu dinheiro está indo, o resultado sempre é surpreendente. Caso tenha muitos saques sem motivo aparente,

Faxina leve

Esses são os pequenos gastos do dia a dia. Lembrando que você não precisa deixar de fazer nada, somente buscar formas mais baratas. Uma ida ao Shopping, por exemplo, pode ser trocada por uma ida no parque, por exemplo. Outra idéia é usar cupons de desconto, assim você pode ir aos mesmos lugares com uma economia gigantesca!

2 – Resolver os problemas mais fáceis primeiro

Outra dica é pagar as dívidas menores primeiro, pois essas são mais fáceis de pagar. Isso também ajuda no seu psicológico, pois acabar uma dívida dá uma sensação de alívio não é verdade?

Assim que as dívidas menores vão sendo pagas, as maiores serão quitadas mais fácil conforme o tempo passa (muito provavelmente virá um acordo bem bacana dependendo do tempo) o valor da dívida acaba caindo, ainda mais caso o acerto seja feito à vista.

3 – Poupe 30%

Essa é o que a Nath chama da Receita do Sucesso Financeiro, e não é mais nada que gastar menos do que ganha, mais especificamente, com 70% do que ganha. Poupar 30% é viver um degrau abaixo, esse é o segredo do sucesso.

Com essa fórmula vai sobrar dinheiro não interessando quanto você ganha, pode ser mil ou dez mil reais, porque a matemática é simples, gastar menos do que se recebe. Um modo simples de fazer isso é se pagar primeiro, experimente cada vez que receber dinheiro ,seja de salário, de um trabalho freelancer ou qualquer outro lugar, já investir 30%.

No início vai parecer que vai faltar para as contas básicas, porém tenho certeza que fazendo as contas e tirando tudo que não é necessário, é perfeitamente possível.

Agora se você fez várias contas e a grana não chega, sinto te informar, mas você está vivendo uma vida que não é sua e é preciso que reveja isso urgentemente. Mudanças precisam ser feitas como: mudar para uma casa mais barata, trocar as marcas compradas no mercado e cortar custos fixos como água e luz, evitando desperdícios.

4 – Estude sobre economia

-Quanto mais conhecimento em investimentos, melhores suas aplicações

Como todas as áreas da vida, conhecimento é essencial. Saber como poupar e pagar uma dívida com desconto como este treinamento , onde o professor Júnior Portare ensina uma estratégia para  quitar todos seus débitos pagando até 98% menos, são fundamentais para se ganhar dinheiro.

Após isso, comece a estudar sobre investimentos, negócios, ativos e ações. Quando mais conhecimento você tiver sobre dinheiro mais fácil será controlá-lo e multiplicá-lo.

5 – Fuja de Promessas, crie metas

Para se conseguir qualquer coisa, desde comprar um tênis a ter um imóvel é preciso ter metas, após saber o que se deseja (a meta grande) se deve criar várias metas pequenas, que seu resultado final termine no seu objetivo.

Caso queira comprar uma casa, por exemplo, coloque no papel quanto precisa para isso. Depois divida o valor da casa pelo tempo que gostaria de comprá-la (daqui a 10 anos, por exemplo),  e veja quanto dinheiro precisa ser investido mensalmente para chegar nesse valor. Lembre-se sempre de adicionar os juros compostos na conta, pois eles facilitarão o alcance das suas metas.

Devido aos juros, quanto mais tempo puder esperar menor serão os aportes mensais, e vice-versa. Por isso cada meta que tiver pense bem se ela realmente vale a pena, se não valer esqueça e invista nas Metas Grandes!

 

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 + = 35