Como foi seu 2019? O meu foi assim…

Mais um ano acabando, como foi o seu? Teve mais coisas boas ou coisas ruins?

Neste ano, resolvi criar essa postagem para falar um pouco do que aprendi e o que o tempo vem me mostrado, é impressionante como a pessoa pode mudar de idéia conforme o tempo passa e ela adquire conhecimento.

Espero que esse pequeno post te ajude a pensar neste ano por outro prisma, e também sirva de inspiração para o próximo que virá, aprendendo coisas novas e esquecendo outras.

Investi forte em conhecimento

Esse ano eu foquei muito em desenvolvimento pessoal, tanto na área do marketing digital quanto em áreas mais focadas para a auto-avaliação. Esse ano pode-se dizer que eu encontrei quem eu realmente sou, e não aquele personagem que criamos para agradar os outros.

Isso me trouxe uma liberdade que você não tem ideia. É libertador ir atrás das coisas que você deseja, e não fazer algo porque outra pessoa quer. 

Para chegar nesse ponto precisei refletir e ler muito, analisando as minhas ações e vendo se estava me trazendo alegria ou só realizando sonhos dos outros. Te convido a refletir na sua vida, se o que você está fazendo com seu tempo estão te colocando mais perto dos seus sonhos.

Aprendi ainda mais sobre dinheiro

Como é um assunto que me interessa muito (e não sei como não interessa todo mundo), estudei mais sobre investimentos, ainda mais agora que a renda fixa não está rendendo nada.

2020 será o ano da renda variável, quem quiser ganhar dinheiro o caminho será lá. Assuntos como fundos de investimentos e debêntures, que ainda não conhecia a fundo, aprendi como funciona.

Outro ativo muito interessante são os fundos imobiliários, que podem servir como fluxo de caixa e também uma renda mais segura. Eles te dão a oportunidade de ser dono de pequenas partes de shoppings, galpões logísticos e prédios comerciais, algo que a pessoa física nunca conseguiria comprar sozinha.

Caso queira entender melhor como funciona essas formas de investimento, deixe nos comentários que eu faço posts específicos falando deles, combinado?

Entendi o meu conceito de riqueza 

Uma coisa muito interessante que poucos notam é que o conceito de ser rico e sucesso varia de pessoa para pessoa. A imensa maioria busca somente um carro e uma casa e, pela falta de educação financeira, acaba parcelando ambos, pagando pela vida inteira.

O problema é que, com as redes sociais as “pessoas comuns” estão querendo balizar as suas vidas pelas dos ricos e famosos, querendo comprar as mesmas coisas que eles compram, viajar para onde eles vão e etc… O problema disso é que a maioria não tem dinheiro pra isso!

Para sustentar esse status entram em empréstimos, dívidas de cartões e limite de créditos, nunca subindo de vida, porque estão vivendo em um padrão acima do que podem, muitas vezes somente por pressão social, para não ter menos status, o que no final das contas é besteira, porque ninguém paga seus boletos.

Notei também que, para minha realidade não preciso de muitas coisas materiais e sim de liberdade e tranquilidade, por isso meu foco será juntar dinheiro  e investir com esse objetivo, acumulando patrimônio para que os juros dele me sustentem no futuro, me dando a possibilidade de trabalhar com o que e quando eu quiser.

Falando de produtos, um computador, um celular e um Kindle pra mim está ótimo, meus hábitos são muito baratos, como jogar jogos antigos e ler livros, precisando de muito pouco pra viver tranquilamente. 

O seu nível de riqueza vai depender de você, o que acha mais importante. Isso me exigiu bastante tempo refletindo até entender que esses monte de itens sem valor que as propagandas nos empurram dia após dia valem muito menos que meu tempo e minha paz, reflita e analise o que serve e o que não para você.

Estou desistindo de vez da CLT

Outra coisa que me fez pensar muito é o trabalho com carteira assinada. Faz pelo menos 3 anos que não trabalho nem um mês com esse modelo, e sinceramente não faz falta nenhuma. Acredito que o futuro será cada vez mais Pessoas Jurídicas e cada vez menos empregados CLT. 

Ela é cara, ruim e não tem vantagem nenhuma, pois o fundo de garantia rende menos que a inflação, o décimo terceiro viria junto com seus pagamentos semanais e o ⅓ de férias são nada comparado ao mais de 50% de aumento que os patrões poderiam te dar sem precisar pagar o equivalente ao seu salário em impostos para o governo.

Já estou montando outros negócios digitais e, sinceramente, hoje só trabalho de carteira assinada caso for para aprender alguma coisa prática, não pelo dinheiro, mas pelo conhecimento.

Hoje tem vendedores de bala no sinal ganhando mais de R$100 reais por dia, muito melhor que os mil de uma pessoa mediana em um escritório está ganhando… Analise as oportunidades que estão a sua volta, há milhões delas, só abrir os olhos e ver.

Caso não conheça nenhuma, aqui no blog falo de várias, veja essa categoria, onde eu mostro diversas formas de ganhar dinheiro, tanto na internet quando fora dela.

O futuro tecnológico está batendo à nossa porta

Aplicativos, inteligência artificial e robótica vão mudar o mundo como hoje conhecemos. Exatamente como na revolução industrial, muitos empregos vão acabar sendo substituídos por robôs ou reduzido drasticamente. Lojas físicas, por exemplo, serão muito poucas, locadoras então, as poucas que ainda tem serão totalmente extintas.

Indo um pouco mais longe, acredito que tudo em casa será inteligente e controlado via smartphone, telas serão projetadas e celulares serão meros chips com lentes, muito parecido com os episódios do Black Mirror.

Nesse futuro, todo mercado de trabalho será mudado, as únicas funções que seres humanos vão fazer serão as que lidam com inteligência, falei um pouco mais disso nesse post.

Esteja preparado para o que está  por vir, tanto no aspecto financeiro quanto no intelectual.

Sua companhia foi essencial

E, por fim, uma das coisas que mais gostei esse ano foi a sua companhia, que é a razão desse blog de existir. Cada um que se inscreveu na lista para receber as dicas grátis e que chegou aqui no blog pelo Google ou redes sociais meu muito obrigado!

Estamos pensando em várias novidades para o ano que vem, sempre atento para o mercado de afiliados e as formas de ganhar dinheiro que vão surgindo, muito obrigado pela companhia, fique com a gente em 2020, tem muita coisa boa ainda por vir!

Como podemos melhorar?

Uma coisa que eu quero melhorar agora pra 2020 é a interação com vocês, sei que não acompanho muito as redes sociais, mas começarei a mudar isso, também vou postar regularmente na página do Face e criar um Instagram para o blog, assim podemos ter um contato mais direto.

Tem alguma outra ideia? Como acham que podemos melhorar? Deixe um comentário, sua opinião é muito importante!

Mais uma vez muito obrigado e um excelente final de ano!

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =