3 Dicas para economizar dinheiro para casar – A terceira é a que eu mais gosto
Querendo se casar e a grana ta curta? Para te ajudar nessa nova etapa da vida separamos 3 dicas práticas para economizar dinheiro para casar, podendo ser aplicadas agora mesmo!
E também vou te passar uma dica muito interessante de um casamento diferente, mas que fica muito bacana e bem mais em conta que muitas festas por aí…
Planejamento
Esse é o principal para realizar qualquer coisa, inclusive casar. O primeiro passo é sentar com seu noivo (a) e responder a 3 perguntas:
Qual orçamento vamos disponibilizar para fazer o casamento?
Nessa etapa vocês 2 devem sentar e pensar no tamanho da festa e fazer uma média de quanto querem e podem gastar no casamento como um todo.
É uma fase bem importante porque se escolherem um grande valor a demora para casar será maior, em contrapartida quanto maior o orçamento maior precisará ser a criatividade (lembra da expressão “fazer mais com menos?”, pois é…) e provavelmente a festa será mais simples.
Aqui que vocês vão pensar a importância da festa, ela será algo somente para simbolizar a união ou é para ser algo grande que todos lembrem? Ambos são possíveis, basta pesar os prós e contras.
Quanto podemos poupar mensalmente sem que interfira nas nossos gastos mensais ou nos nossos investimentos?
Aqui a matemática entra em ação. Depois de ter o orçamento em mãos e saber quanto dinheiro vai precisar para fazer o casamento dos sonhos, é hora de descobrir como chegar nesse valor.
Uma parte do orçamento de ambos deve ir para essa finalidade, mas sem prejudicar o investimento para aposentadoria e educação (10% para cada no mínimo), pois se deixar de poupar para isso e focar só no casamento resolve um problema presente e arranja um futuro (sua aposentadoria e futuros cursos já eram), então não faça isso.
Planeje mensalmente um valor que fique bom para cada um de vocês contribuir mensalmente até chegarem no seu orçamento. É possível cortar coisas simples como algumas saídas por semana, o café fora de casa e talvez algum serviço que você mesmo possa fazer (como um conserto ou faxina em casa) e essa grana poupada fica para o casório.
Em quanto tempo queremos casar?
Complementando a dica anterior, é preciso decidir em quanto tempo querem casar. Porque aí o casamento começa a virará meta, sem uma data para terminar é somente um sonho.
Nessa etapa você já sabe quanto precisa de capital para fazer e quanto pode dispor mensalmente para alcançar esse valor. Caso ache muito tempo será necessário cortar alguns gastos ou aumentar a sua renda, aí é preciso ver com seu noivo (a) o que fica melhor para o caso de vocês.
Rache a conta com os convidados

Com um pouco de cada um todo mundo fica feliz o/
Outra alternativa muito utilizada atualmente é organizar com os convidados para cada um trazer algo, seja bebidas ou pratos, e você fica somente com o pagamento do salão, saindo muito mais barato que pagar uma festa toda não é verdade?
Poucos ficarão incomodados em levar alguma coisa para o casamento, afinal o mais importante é a companhia e o evento em si. Vai ser uma experiência bem divertida e não vai doer praticamente nada no seu bolso, garantido!
Case-se em um navio (Dica Top)
Essa dica foi feita pela NATH do me poupe com o casamento dela, achei muito interessante a idéia e também pelo valor que ela gastou, veja o vídeo abaixo e aprenda como ela fez:w