Estou no seguro desemprego, e agora?

Quando levamos os papéis do seguro desemprego dá um certo desespero não é verdade? Saber que se tem somente aqueles poucos meses de dinheiro fixo e depois o que fazer?

Há alguns erros comuns que as pessoas cometem nessa fase que pioram e muito a vida delas até encontrar uma nova oportunidade profissional, vamos falar de algumas delas, e se também for o seu caso, veja se não está cometendo esses pequenos “deslizes financeiros”.

Podem parecer besteiras mas em alguns meses você vai ver a diferença que vai fazer no seu orçamento.

Cortar tudo que não é extremamente necessário

seguro-desemprego-cortar-gastos-desnecessarios

Quando se começa a receber o seguro desemprego, é preciso ter a noção que essa grana juntamente com a rescisão é todo dinheiro que você vai ter até encontrar um novo emprego, por isso seu padrão de vida deve ser o mais baixo possível.

Itens como Tv por assinatura, pacotes de celular pós-pago, e qualquer outro serviço que cobre mensalmente (como assinatura de revistas e Spotify, por exemplo) devem ser cortados.

É possível encontrar alternativas muito mais baratas, como trocar a tv por assinatura por Netflix por exemplo, os planos pós-pago podem ser trocados por pré-pago e somente um celular com crédito, e este liga para os outros.

Assim que conseguir um emprego fixo você volta a ativar os serviços, mas te garanto que depois de cortá-los você vai ver que nem fazem falta (experiência própria).

Cuidado com o Supermercado

como-poupar-dinheiro-com-salario-minimo

Este costuma ser o vilão dos gastos pessoais, porque são pequenos gastos que, quando somados geram um gasto enorme no final do mês.

Para gastar menos no supermercado há várias dicas simples, como trocar as marcas dos produtos pelas marcas do supermercado (as chamadas “marcas da casa”), ir em vários para aproveitar somente os itens em promoção (alguns até têm dias específicos pra isso) e fazer uma lista, deixando de comprar coisas desnecessárias.

Dica extra: Caso queira mais dicas de como economizar dinheiro, veja o artigo abaixo:

Artigo: Como economizar dinheiro ganhando pouco

Se especialize

seguro-desemprego-especialize-se

Uma vantagem de estar sem emprego é que agora você tem mais tempo livre. Não fique desperdiçando vendo televisão ou dormindo, use esse tempo para aprender mais sobre a sua profissão ou quem sabe aprender uma nova com um curso de especialização online.

Há diversos vídeos no Youtube e livros na internet de praticamente qualquer assunto, uma recomendação é tirar esse tempo livre para passar em um concurso público, tem muitas pessoas que estão alcançando o sonho de um emprego vitalício com essa dica.

Faça “bicos”

seguro-desemprego-faca-bicos

Ser garçom em festas também é uma ótima idéia, e tem muita demanda!

Continuando a série “não desperdice seu tempo”, procure pequenos trabalhos para fazer dinheiro, assim a sua grana do seguro vai durar mais, afinal não sabemos quanto tempo vai demorar até encontrar uma nova oportunidade não é verdade?

Para pequenos trabalhos você pode usar a sua profissão, caso seja um eletricista ou contador, por exemplo. Ou pode fazer serviços simples, como uma faxina, cortar grama ou até lavar carros. Qualquer idéia que tiver está valendo.

Caso goste de vendas, um idéia interessante é trabalhar na venda de comida e doces, que são produtos que possuem alta demanda e o investimento é muito baixo, tudo que você precisa para começar já está na sua cozinha.

Muitos quando chegam nessa fase até param de procurar emprego, pois estão ganhando mais com sua nova atividade do que com sua antiga. Quem sabe não aconteça o mesmo com você, não é verdade?

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

81 − = 77