Modelo orçamento pessoal – Simples e que funciona

Como criar um modelo orçamento pessoal

Quando o assunto é dinheiro o brasileiro está longe no ranking de poupadores, está mais para o contrário, a idéia de “juntar dinheiro pra que, posso estar morto amanhã” vai criar um monte de velhos pobres…Caso não queira ser um deles recomendo que comece logo a criar seu modelo orçamento pessoal.

A idéia é bem simples, basicamente você vai precisar dividir seus ganhos em partes e investir assim que receber, assim com o tempo e o milagre dos juros compostos trabalhando a seu favor, sua aposentadoria será tranquila, sem depender de governo nem de ninguém, somente o seu dinheiro trabalhando para você.

Veja o vídeo abaixo e entenda como funciona um modelo orçamento pessoal, simples e que funciona!

Consumismo não faz sentido

Consumir é ótimo, a sensação de comprar algo novo é muito prazerosa, porém se deve notar quando o consumo se torna uma compulsão, vejo muitas pessoas comprando coisas que nunca vão usar ou trocando itens que durariam por anos.

Compram celular novo, sendo que o atual funciona muito bem, quando algum eletrônico deixa de funcionar, compram um novo ao invés de consertar. Esse consumo sem pensar e sem necessidade acaba com sua chance de riqueza. Por isso a necessidade de criar um modelo de orçamento pessoal, pois você se proteger de si mesmo, direcionando seus ganhos para o lugar certo.

Gastos essenciais

Gastos essenciais são tudo que você não pode viver sem, contas básicas, supermercado são os mais comuns. Agora se você tem um gosto mais específico (como o pagamento de um jogo mensal ou alguma assinatura, por exemplo), coloque também aqui. É importante que esses gastos não superem 50% dos seus rendimentos.

Acha impossível? Então faça o seguinte exercício: Anote todos os seus gastos e veja tudo que é possível cortar, e depois de 1 mês pense se aquilo realmente fazia falta. Tenho certeza que muitas coisas que parecem vitais hoje não são tão importantes assim.

Orçamento pessoal planilha

Agora vamos fazer uma pequena planilha de orçamento pessoal, onde você vai saber exatamente pra onde direcionar os seus ganhos. Para que esse método funcione sempre faça essa divisão assim que o dinheiro cair na conta, assim você não fica na tentação de gastar em outras coisas.

Essa parte do orçamento é dividido em 2 partes, uma para quem já tem a reserva de emergência e outra para os que não tem.

Primeira parte

Nessa primeira etapa do orçamento seu foco é formar seu fundo de emergência, que não é nada mais que 6 meses de gastos essenciais. Assim caso aconteça algum problema, seja uma demissão não esperada ou algum problema de saúde, por exemplo, você está preparado.

Nesse ponto do planejamento, divida seus ganhos assim:

  • 50% nos gastos essenciais
  • 40% do excedente fundo de emergência
  • 10% ser feliz (gaste no que quiser!)

Você fica nesse planejamento até atingir o seu fundo de emergência, depois passe para a segunda parte.

Segunda parte

Nessa parte seu foco será poupar para aposentadoria e objetivos a médio prazo. Esse planejamento simples vai servir para você ter dinheiro sempre! Tanto em médio e longo prazo. Veja como ficará a divisão:

  • 50% – Essenciais (isso se mantém)
  • 30% – Aposentadoria (gastos focados a longo prazo, de preferência renda fixa ligada a IPCA ou uma parte de ações de empresas sólidas, caso tenha conhecimento)
  • 10% – Objetivos -Essa parte fica para compras de médio prazo, carros casa e etc… Essa é a parte mais importante, pois é a sua recompensa do meio do caminho, o que te motiva a continuar para ser um velhinho feliz e rico!
  • 10% – Gaste no que quiser! Caso deseje, reduza essa quantidade para investir em itens de pequeno prazo (um tênis, um celular e etc…)

Com esse planejamento simples de entender se aplicado durante a sua “vida útil”, que é o seu tempo que você terá saúde (e vontade) de trabalhar. Assim depois dos seus 50, 60 trabalhar não será uma necessidade e sim uma opção.

Já imaginou trabalhar o dia, a hora e se quiser? Isso é possível, basta investir no seu sonho!

 

Caso esteja buscando uma renda extra, veja essa dica exclusiva

 

 

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =