Reserva de emergencia – O que é e porque você precisa dela
Obs: Este vídeo foi criado pelo canal me poupe, um dos melhores canais de educação financeira do Brasil, nete vídeo a Nath fala sobre reserva de emergência e porque ela e porque ela é tão importante. Caso você não entenda algum ponto do vídeo fiz um resumo do que é falado abaixo do vídeo:
O que é a reserva de emergência?
Podemos comparar a reserva de emergência com um kit de primeiros socorros, você tem ele em casa, mas espera nunca usar.
A reserva de emergência é um dinheiro que você vai usar acaso ocorra um evento que não era esperado e seja preciso dinheiro rápido. Com certeza você já passou ou viu alguém que passou por uma emergência não é verdade?
Essa pessoa (ou você) tinha dinheiro para essa emergência? Seria mais fácil se pudesse contar com essa grana? É isso que vamos ver como fazer hoje!
Como calcular a reserva de emergência?
Diversos livros de economia e a Nath ensinam que o a sua reserva de emergência deve ser de pelo menos seis meses do seu custo de vida, isto é, a quantia de dinheiro que você precisa para pagar tudo que é essencial no mês.
Eu recomendo os seus gastos de um ano, principalmente aqui no Brasil que está difícil a recolocação no mercado de trabalho, com um ano você terá até a possibilidade de tentar começar um negócio, claro que é recomendado um pouco mais de reserva se esse for o intuito, mas já é uma ótima maneira de começar.
Onde Deixar sua reserva de emergência investida
A primeira coisa a se pensar quando falamos de reserva de emergência é a velocidade no saque. É preciso um investimento que você possa ter o dinheiro de volta com os juros muito rapidamente, de 1 a 2 dias úteis no máximo.
Por isso eu recomendo 2 tipos de investimentos:
Tesouro Selic
Este é o mais seguro dos investimentos, já que é segurado pelo tesouro nacional. A vantagem do tesouro é a possibilidade de programar investimentos, se você é aquela pessoa que não pode ter dinheiro na conta que já gasta, o débito automático é perfeito para você, além da comodidade.
CDB Liquidez Diária ou investimentos em liquidez diária
Todos os investimentos em liquidez diária são investimentos que rendem todos os dias, podendo ser sacados a qualquer momento.
Um investimento que rende 1% ao mês por exemplo, pode ser retirado com apenas 15 dias e vai render a porcentagem equivalente no período que seria 0,5% neste caso.
Quando Usar?
Conforme falamos antes esse dinheiro deve ser usado só para emergência, como perder o emprego ou algum problema de saúde por exemplo, do contrário você investe até chegar a sua meta (6 meses, um ano, você decide) e esquece dela, deixa o dinheiro rendendo até você precisar.
Como se controlar?
Para te ajudar a se controlar deixo um outro vídeo do canal para quem não consegue se controlar ao gastar dinheiro, basta ver abaixo:
Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos!