Trabalho autonomo: Como ser seu próprio patrão

Cansado de chefes?

Segundo uma pesquisa feita pelo site g1.com, 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com seu trabalho.

Esses números refletem muito bem porque somos um país com baixíssima produtividade, afinal como podemos produzir mais que o necessário se não gostamos do que estamos fazendo?

Esse excesso de leis trabalhistas também são um problema, pois praticamente padroniza os horários das empresas, não se importando com o período que o indivíduo se sente mais a vontade pra trabalhar.

Se você faz parte desses 56% e está cansado de cumprir horários e ter patrões, saiba que há uma saída, começar com trabalho autonomo!

Esse tipo de profissional trabalha sem vínculo com uma empresa, vendendo produtos com total liberdade.

trabalho autonomo vale a pena?

A resposta mais correta é depende. Pense num autonomo como uma empresa de uma pessoa só. É preciso comprar os produtos, revender, fazer o marketing e ficar com o lucro…ufa!

A maior vantagem que vejo nesse modo de trabalhar é que você é seu chefe, quer trabalhar só 10 dias por mês? Ok!

Quer tirar 3 meses de férias por ano, tudo bem também. Com o planejamento correto, é possível ganhar muito mais que em um emprego formal, como os resultados são gerados unicamente pelos seu esforço, quem faz seu salário é você.

quero ser autonomo o que posso vender?

trabalho autonomo o que vender

Para começar, eu sempre recomendo que se trabalhe como autonomo buscando uma renda extra, aí conforme essa renda vai crescendo, estude a possibilidade de trabalhar em tempo integral nessa atividade.

Ah, sempre é bom lembrar que é preciso de uma reserva de emergência, pois os ganhos são variáveis e você tem seus custos fixos para pagar.

Agora se você quer ser trabalhar dessa forma mas não tem nenhuma ideia do que vender, vou deixar um artigo abaixo onde eu recomendo 3 formas de ganhar dinheiro autonomo que eu considero as mais interessantes e que geram resultados mais rápidos.

Caso você tenha alguma dúvida se alguma idéia sua pode ser lucrativa, deixa nos comentários que eu te respondo combinado?

Para ganhar dinheiro rápido, separei 3 opções simples e práticas para você:

3 Idéias de negócios para começar agora mesmo!

trabalho autonomo exemplos

Para te mostrar algumas oportunidades de trabalho autonomo no meio digital, separei alguns exemplos de pessoas reais que transformaram a internet em verdadeiros negócios digitais.

#1 – Analisador de mídia

Uma profissão ainda não muito conhecido aqui no Brasil, esse profissional analisa as páginas das redes sociais e sites, para verificar se os dados destes sites estão corretos.

Ele é essencial porque empresas como Airbnb não podem sites sem contatos ou offline, pois perdem credibilidade.

Para trabalhar nessas empresas é preciso trabalhar em uma empresa terceirizada, caso queira mais informações dá uma olhadinha no artigo abaixo:

Como trabalhar 4 horas por dia e ganhar 2 mil por mês

#2 – Afiliado de produtos digitais e físicos

Esse é o trabalho que eu mais gosto, desenvolvo projetos na internet há mais de 3 anos e posso afirmar que é um dos mercados mais lucrativos da internet.

As pessoas estão aos poucos entendendo as vantagens de comprar cursos online, e com certeza essa forma de aprendizado vai crescer muito nos próximos anos!

Comprar um curso online é adquirir um conhecimento prático, testado e exatamente o que você precisa. É possível conseguir o mesmo conhecimento grátis? Sim, é possível, mas e o tempo que você vai perder?

Seu tempo é o ativo mais precioso, é o único recurso que não se consegue de volta. Na hora que as pessoas se derem conta disso, vão passar a pagar por informação de qualidade, tenho certeza.

#3 – Criador de conteúdo

criacao de conteudo

Complementando a dica acima, uma das mais interessantes dicas de trabalho autônomo é criar conteúdo para internet. O melhor é que você pode ganhar dinheiro com literalmente tudo que você gosta. Acha legal cachorros? Futebol? Tem alguma coleção? Porque não ganhar dinheiro falando disso?

Imagina quantas pessoas não tem os mesmos gostos que o seu, ou estão buscando mais informações de algo que você gosta tanto de falar. É um trabalho que você faria até de graça não é verdade?

Gosto dessa forma de trabalho porque ela é leve e gostosa de fazer, afinal você já iria consumir material sobre seus gostos, a diferença é que agora você vai compartilhar esse conhecimento com outras pessoas e ser recompensado com isso.

As formas de monetização podem ser muitas, vão desde o programas de afiliados do Google, podendo ser usado tanto em blogs quanto no Youtube, conteúdo patrocinado, doações dos leitores e venda de infoprodutos.

Também é possível fazer um mix de todas as formas acima, ganhando ainda mais!

Há oportunidades para trabalhar como autonomo sem ser pela internet?

Com certeza! Sei que há muitas pessoas que não gostam ou não tem muita vivência com computadores (apesar de recomendar fortemente que aprenda), por isso separei algumas formas de trabalho autônomo que não dependem tanto da internet. Veja no artigo abaixo como funciona:

Como ganhar dinheiro com salgados e doces

Lembrando que essas idéias podem funcionar muito bem em um negócio offline, porém a internet pode potencializar muito seus ganhos.

Já é natural as pessoas procurarem o que precisam no Google, e quem tem uma página ou um site bem posicionado sai na frente da concorrência.

O que impede o seu sucesso?

Se você chegou até aqui viu que a internet trouxe diversas formas de negócios, além de algumas offline também. Os custos para começar são muito baixos, inclusive já conheci pessoas que começaram pedindo dinheiro emprestado, vendendo celular ou o que tinham sobrando e casa e hoje estão muito bem. Se você quiser com certeza dará um jeito.

Também há links de diversos treinamentos online, que são baratos e 100% práticos, assim você não perde tempo buscando o que funciona e o que não funciona, conseguindo resultados muito mais rapidamente!

Agora é com você, vai trabalhar para os outros a vida inteira ou começar um negócio?

Se optar pela primeira opção, nunca terá segurança, pois sendo apenas um empregado você não vai ter idéia se o patrão está gerenciando a empresa corretamente, podendo quebrar de uma hora para outra (experiência própria).

Veja as diversas empresas que tinham como cliente principal a Petrobrás quando ela entrou em crise, por exemplo.

Se optar pela segunda, você tomará as decisões. Essa é de longe a maneira mais segura de garantir o seu futuro, já que você pode criar diversos negócios ao decorrer da vida, colocando o dinheiro para trabalhar por você, diferente de um empregado que faz o contrário.

Um exemplo simples é começar um trabalho autonomo sendo um vendedor de coxinhas, trabalhando para festas ou vendendo em algum ponto movimentado. Conforme sua reputação e vendas aumentam, você pega parte do lucro e aluga um ponto, consolidando a sua marca.

O negócio continua crescendo e você contrata pessoas para cuidar da loja, enquanto abre uma filial. Com a marca já conhecida, você decide abrir uma rede de franquias, para que outras pessoas possam abrir lojas com sua marca e te pagar uma porcentagem dos seus ganhos.

As franquias se espalham pelo país e você se torna um empresário de sucesso!

Achou a história fantasia? Então leia essa página, pois te contei um pequeno resumo da trajetória do André Almeida, que largou um emprego estável para empreender no ramo e teve resultados fantásticos!

Ficou animado com as idéias? Está pensando em começar alguma ou já tem um negócio próprio? Deixa um comentário pra gente!

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 − 38 =