[Vídeo] Tesouro direto: O que é e como funciona
Este é mais um vídeo do canal me poupe, um dos maiores canais de educação financeira do Brasil.
Sempre damos dinheiro para o governo na forma de impostos em tudo que compramos não é verdade?
Então, o tesouro direto é a única forma de emprestarmos dinheiro para o governo e recebermos juros sobre ele, exatamente como os bancos fazem quanto nos fazem um empréstimo.
Como começar?
Para começar a aplicar no tesouro direto é muito simples, basta somente criar uma conta em uma corretora de valores, não cometa o erro de aplicar usando seu banco, porque as taxas de custódia são muito altas, o que acaba com a sua rentabilidade.
Como ótimo exemplo de corretora temos e easyinvest, que não cobra nenhuma taxa para aplicação nos títulos do tesouro.
Tipos de Títulos
Tesouro Selic
Esse é para as pessoas que precisam deste dinheiro rapidamente, em 30 dias por exemplo.
Neste tipo de título as chances de você perder dinheiro com essa aplicação são muito baixas, desde que você fique pelo menos 30 dias com ele.
Tesouro Pre-Fixado
Esse é para pessoas que planejam comprar algo a médio e longo prazo, algo em torno de 2 a 3 anos.
Nesta modalidade você sabe EXATAMENTE quanto o seu dinheiro vai render até o vencimento, por isso eles são os melhores para você planejar uma conta, sabendo exatamente quando vai render de juros.
Tesouro IPCA
Este tipo está totalmente atrelado ao indicador IPCA que é a inflação.
Ele é perfeito para investimento a longo prazo (como um plano de aposentadoria por exemplo), porque ele é o único que te possibilita GANHO REAL, mesmo que a inflação esteja em 5% ou 20%, ele vai render este percentual + os juros (hoje estão em torno de 5%).
Isso faz com que você não perca seu poder de compra, protegendo seu capital das altas dos preços.
Validade dos Títulos
A validade é um detalhe muito importante quando falamos em títulos públicos, se elas não forem respeitadas você pode perder dinheiro.
Quando você negocia o Tesouro IPCA e Pré-Fixado antes do vencimento, você estará comprando ele pelo que ele vale no dia, que pode ser um valor maior ou menor do que você pagou.
Se ele estiver mais barato você perde, se tiver mais caro você ganha. Por isso é importante sempre esperar o vencimento, por que aí é garantido as taxas prometidas na hora da compra.
OBS: O mesmo não acontece no Tesouro SELIC, ele te possibilita o ganho a curto prazo maior que a poupança, então se a sua idéia é vender o título rapidamente, opte pelo Tesouro Selic.
Taxas
Todos os títulos possuem cobrança de IR (imposto de renda), que varia de 15 a 22% do seu lucro no período.
A menor taxa é depois de 2 anos de aplicação, por isso é altamente recomendado retirar seus investimentos após esse período, assim sua rentabilidade é maior.
Poupança x Lucro Real
A grande maioria ainda aplica seu dinheiro na poupança, achando que estão ganhando dinheiro, mas a realidade é bem diferente, na verdade na maioria dos anos quem deixa o dinheiro no banco está ganhando quase nada ou perdendo dinheiro, como podemos ver na tabela abaixo:
Percebe como o rendimento caiu ao longo dos anos? A poupança vem com lucros reais (acima da inflação) muito baixos desde 1999, e a provavelmente vai seguir assim nos próximos anos, por isso vale muito mais a pena procurar outros investimentos com ganhos reais maiores como o tesouro direto.
Só para você ter uma idéia, o Tesouro IPCA paga a inflação mais 5% (em média), agora veja os ganhos reais acima e troque o valor por 5%.
Você verá que em alguns anos ganhará o dobro e até 5x mais que a poupança, agora multiplique por 20 anos, a diferença de rentabilidade é gigantesca!
Conclusão
Para quem busca parar de perder dinheiro com a poupança, o Tesouro Direto é uma ótima opção.
Ele possibilita ganhos reais (acima da inflação), protegendo o seu dinheiro de eventuais altas e baixas na economia, sendo uma ótima opção para um investimento voltado a aposentadoria, por exemplo.
E você, já conhecia sobre o tesouro? Tem alguma aplicação? Conta pra gente nos comentários!