Os 3 Vilões do tempo!

Continuando a nossa pequena série falando de produtividade e tempo, hoje será a hora de comentarmos um pouco dos vilões do tempo mundo moderno, de tecnologias que facilitam muito a nossa vida mas, se usadas de forma errada, podem ser tornar verdadeiras barreiras entre nós e nossos sonhos.

Para ver os outros artigos da série, basta clicar abaixo:

Artigo: 3 Hábitos necessários para o sucesso

Artigo: 3 Dicas para organizar seu tempo

Pode até parecer exagero achar que esses aplicativos tão inofensivos vão nos impedir de alcançar alguma coisa mas pense só, se eles consomem nosso tempo e não conseguimos dar atenção para coisas realmente importantes (como estudar para um concurso ou criar conteúdo para nosso projeto digital ), sua vida está literalmente sendo atrasada por eles! Não deixe isso acontecer!

Whatsapp

whatsapp

Usado por muitos como ferramentas de negócio, o Whatsapp é o maior vilão de tempo dos brasileiros! Pare um dia e conte quanto tempo você perde lendo mensagens em grupos e pegando o celular cada vez que uma notificação aparece… Será uma surpresa impressionante.

Pense se esse tempo fosse melhor usado, para ler, trabalhar, estudar ou organizar suas atividades (ou até criar novas), quantas coisas úteis daria para fazer não é verdade?

A maneira mais simples de neutralizar esse hábito negativo é colocar todos os grupos no silencioso e dedicar um tempo na sua agenda somente para verificar o whatsapp e emails. Isso vai fazer você focar em outras atividades sem precisar se preocupar com o que o grupo está falando, e caso haja alguém importante que você precise responder (emergências ou trabalho), basta deixar as notificações somente para esses contatos.

Facebook (usado de forma errada)

facebook

O Facebook é a maior rede social atualmente e onde a maioria dos brasileiros perde boa parte do dia, quase sempre vendo notícias que não agregam nada, como fotos e notícias de famosos e BBB, por exemplo.

Há uma forma inteligente de usar o Facebook, que é para interagir com pessoas que querem as mesmas coisas que você.

Vamos supor que você queira ser médico, por exemplo, entrar em um grupo de estudantes de medicina vai te ajudar a trocar experiências, conhecer novas pessoas e até formar futuras parcerias (como dividir consultórios, por exemplo). Essas interações além de te ajudar futuramente também vão fazer você evoluir como pessoa, que é o mais importante.

Youtube

youtube

Costumo dizer que o Youtube é uma “máquina de roubar tempo”, porque é só abrir o site e olhar um vídeo e pronto, você ficará horas assistindo à diversos outros vídeos relacionados. Quando percebe já se foram várias horas do seu dia.

Há somente 2 formas de não ser enganado por esse vilão do tempo, vai depender do seu perfil:

Não abrir: Se você é como eu e não consegue parar depois de abrir o primeiro vídeo nem comece, assim você garante que suas atividades vão ser feitas.

Colocar um despertador: Agora se você tem controle pode colocar o despertador do celular para te avisar quando acabar o seu “intervalo”, voltando para mais um bloco de trabalho.

Conclusão

Frases como “O ano passa e gente nem vê” ou “nossa como esse mês passou rápido” são muito comuns, mas será que é o tempo que está passando rápido ou nós que não sabemos gerenciá-lo?

Dentro do gerenciamento de tempo estão os 3 aplicativos que são considerados os vilões do tempo, por serem os mais usados e também pelos motivos pelo que são usados. Na maioria das vezes as pessoas olham publicações inúteis, verificam grupos de 5 em 5 minutos e vêem vídeos sem conteúdo útil algum.

Esse tempo poderia ser empregado aprendendo algo que te fizesse chegar mais perto dos seus sonhos e não enchesse sua mente de conteúdo inútil.

“Ah mais então você está dizendo que eu só tenho que estudar e não posso me divertir?”

Não, não estou dizendo isso. Estou dizendo que você deve usar seu tempo de trabalho em tarefas úteis, e reservar outra parte do seu tempo para o lazer. Misturar as 2 coisas é a receita perfeita para chegar no final do dia e não ter feito absolutamente nada de produtivo.

E você, acha que esses aplicativos roubam seu tempo ou consegue conciliar trabalho e ficar olhando o Whatsapp?

Conta pra gente nos comentários!

Veja como ganhar R$500 reais em 44 dias, trabalhando apenas 10 minutos por dia na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

49 + = 51